Trabalho interdisciplinar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Trabalho interdisciplinar

Interdisciplinaridade em Pedagogia


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

A Reflexão como Fundamento do Processo Investigativo

+17
simone de sousa
Sheila Regina
LIDIA VIEIRA
marisete mendes dos santo
regina parreao
Lucivânia F. Rodrigues
Delta Morais Bandeira
Andreia F. Campos
Andiara Cerqueira
LUANNA RODRIGUES DIAS
Adriana da Silva Caetano
Marcela Alves
Marcia Miranda
Angela Maria Medina Sousa
Iramar
Josyneide
Eliziene Magalhães
21 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Eliziene Magalhães

Eliziene Magalhães


A Reflexão como Fundamento do Processo Investigativo


A essência do ato investigativo é um processo ao mesmo tempo objetivo e subjetivo; é objetivo por está relacionado a um dado objeto; e é subjetivo por que envolve um sujeito, possibilitando a conceituação da realidade. Realidade que produz conhecimentos dos pesquisadores e o grande desafio é de considerar a complexidade como inerente ao fenômeno educativo.
A pesquisa em educação enfrenta constante desafio na busca de procedimentos e concepções que auxiliem o pesquisador a interagir com a realidade que pretende conhecer e até transformar. Os pesquisadores em educação vêem-se confrontados por uma multiciplicidade que requerem decisões em diferentes pespectivas como: concepções de mundo e de homem; a busca de diferentes caminhos e reflexão sobre a focalização do ponto de relevância do problema a ser pesquisado.
Percebe-se muita angústia nos alunos que se iniciam na pesquisa educativa ao procurarem estabelecer a metodologia que conduzirar seus trabalhos científicos. Muitos pesquisadores apegam-se a metodologia apenas como instrumento de coleta de dados, contrariamente a tal perspectiva, a metodologia deve ser concebida como um processo que organiza científicamente todo o movimento reflexivo do sujeito ao empírico e deste ao concreto.
A metodologia deve constantemente proporcionar bases científicas das relações estabelecidas entre o ato de pesquisar e as novas compreenções que vão surgindo do dialogo do pesquisador com o mundo. A metodologia é também a organização do pensamento reflexivo-investigativo durante todo o processo da pesquisa.
O modelo objetivista a relação estabelece-se a partir do objeto entre os quais vale salientar: a busca da neutralidade científica, rejeição a todo conhecimento metafísico e entre outros. No modelo subjetivista há uma inversão da epistemologia objetivista partindo-se do sujeito sobre o objeto de conhecimentos, destacando alguns princípios desse modelo: a valorização da subjetividade do pesquisador, o suejeito é criador da realidade ( penso, logo existo) e entre outros. É mais ou menos consensual afirmar que a relação sujeito objeto pode ser interpretada segundo, os modelos abordados acima.
O principal elemento metodologico é o proprio pesquisador,que deve entrar em contato contínuo e prolongado com seu objeto de conhecimento. Analisando algumas propostas de pesquisa desenvolvidas a luz dessa abordagem, deve-se ponderar que, quando falta o devido aprofundamento epistemológico, se enfraquece a metodologia. A ausência de um estabelece o fracasso da outra.Será, portanto, necessária a garantia de que a organização do conhecimento se faça pelo uso contínuo da reflexão crítico-investigativa com critérios que assegurem o rigor científico. A pesquisa tem de ser a continuidade da vida do pesquisador situando o pesquisador historicamente, com suas crenças e convicções, que constroi conhecimento por meio da pesquisa; e a metodologia emana desse sujeito de crenças que move em meio ao desejo e acredita nas possibilidades de novo conhecimento superando a problematica da pesquisa.
Assim deve o pesquisador evitar fazer de sua pesquisa apenas uma descrição criteriosa e ordenada de fatos e deve lembrar-se de que a construção da subjetividade vai além da integração de falas e depoimentos a eles, mas exige todo um trabalho critico, analitico hermenêutico e dialético. Se não houver rigoroso processo critico no desenrolar da própria pesquisa, esta não se realizará,no sentido extrito do termo.



Componentes: Eliziene Magalhães, Juliane Martins, Goreth Nobrega, Rosario Santos, Silvia Brito

2A Reflexão como Fundamento do Processo Investigativo Empty Interação pesquisador/realidade Sex Fev 18, 2011 6:36 pm

Josyneide

Josyneide

A pesquisa, seja ela crítica, colaborativa ou estratégica, possibilita inúmeras oportunidades de interação entre pesquisador e a realidade que se deseja investigar, conhecer. A mesma permite uma ação crítico-reflexiva, estabelecendo uma metodologia para organizar cientificamente todo o conhecimento adquiro. Mais para que a pesquisa aconteça de forma satisfatória, é preciso que o pesquisador faça uso contínuo da reflexão crítico-investigativa.



Razz

Iramar

Iramar

A reflexão como fundamento do processo invetigativo Hoje à(s) 5:13 pm
Iramar


Mensagens: 3
Data de inscrição: 17/02/2011
Idade: 35
Localização: Imperatriz-MA
Sabe-se que apesquisa ciêntifica ainda é objeto de muitas discursão,pois, na educação os pesquisadores iniciantes enfretam dificuldades ao procurarem estabelecer a metodologia que conduzirar sua pesquisa.Isso decorre da dificuldade de percepção que os mesmos tem de se observar como o principal elemento metodológico de uma pesquisa,é importante que esse pesquisador esteja sempre organizando seus conhecimentos de forma continua e reflexiva para que essa pesquisa venha tornar-se ciêntifica.

Angela Maria Medina Sousa





Discutir a Pesquisa é buscar fundamentos teóricos como aspectos da natureza operacional, pois envolvem dominio de procedimentos metodologicos capazes de sustentar a construção de objetos de investigação. No entanto alguns desafios encontrados no exercicio da pesquisa é a preocupação com o conhecimento da produção que tem como horizonte alimentar práticas profissionais.
A pesquisa deve destinar-se não só compreender as questões estruturais, mas também em uma perspectiva de totalidade num processo de reprodução material e espiritual do ser social.

Marcia Miranda



Sabemos que conduzir um processo investigativo com sucesso não é tarefa fácil, pois, exige que o pesquisador durante a sua investigação , faça a escolha de uma metodologia que melhor se adeque ao fato estudado. Exige também que o pesquisador vá além da simples descrisão de dados, ou seja, é necessário que se utilize continuamente a reflexão crítico-investigativa para que assim possa manter o rigor científico em sua pesqisa.
De: Márcia Miranda

Marcela Alves



O texto nos mostra a essência do ato investigativo como um processo objetivo e subjetivo, colocando o pesquisador como o principal elemento metodológico, e que o mesmo deve está em contato continuo com seu objeto de conhecimento.



Última edição por Marcela Alves em Qui Mar 10, 2011 10:34 am, editado 1 vez(es)

Adriana da Silva Caetano



O fazer cientifico de uma pesquisa pode levar o pesquisador a cair na armadilha de tornar-se pratico em dados, sem levar em conta que o objeto investigado no caso da pesquisa em educação, ser individuos de diferentes pensamentos e caracteristicas.Assim o pesquisador deve estar alerta para vivenciar todo este processo sabendo que os objetos em questão são seres mutaveis.

LUANNA RODRIGUES DIAS



[b]O ato investigativo auxilia o professor a melhor compreender como se dá o processo de ensino e aprendizagem,sendo que o mesmo faça da pesquisa um ato consciente estabelecendo objetos e objetivos de investigações a serem realizadas em sala de aula com metodologias adequadas.

Andiara Cerqueira



A investigação realmente é o fundamento do processo investigativo, pois a pesquisa em educação sofre mudanças na busca de procedimentos e concepções que auxiliem o pesquisador a interagir com a realidade que pretende conhecer até transformar, não pode haver uma pesquisa sem antes ter um olhar reflexivo sobre o assunto a ser pesquisado e ademais um pensamento crítico. Se não houver rigoroso processo crítico, esta pesquisa não será efetiva no sentido estrito do termo.

Andreia F. Campos



Sabe-se que o processo investigador esta relacionado a investigação de algum objeto, envolvendo um sujeito, em ação com a realidade. A pesquisa torna-se cada vez mais difícil, pois a busca de procedimentos e concepções que ajudem esse pesquisador é precário, deixando assim, por muitas vezes, de transformar a realidade em que vive. Todo processo de pesquisa deve relacionar-se a um pensamento reflexivo, transformador e crítico.







Surprised Andréia F. Campos

Delta Morais Bandeira

Delta Morais Bandeira

Percebe-se que a investigação tanto objetiva como subjetiva enfrenta dificuldades na busca de metodologias, pois muitos dos pesquisadores vêem a metodologia como apenas instrumentos de coleta de dados. Sendo a mesma um processo que organiza cientificamente informações colida sobre a realidade estudada durante todo o processo investigativo, e com isso o pesquisador deve ser considerado o principal instrumento da investigação.

Lucivânia F. Rodrigues

Lucivânia F. Rodrigues

Comentario- A Reflexão como Fundamento do Processo Investigativo

O ato de pesquisar é fundamental para consolidar os conhecimentos e aprimorar o processo ensino-aprendizagem vivenciado em sala de aula. O professor deve ser o elo de ligação entre o aluno que está iniciando na pesquisa e ao mesmo tempo alguém capaz de motivá-lo a desenvolver sua capacidade de investigação científica.


Lucivânia Rodrigues

regina parreao

regina parreao

Sendo o processo investigativo ao mesmo tempo objetivo, possibilita muitas vezes a conceituação da realidade que produz conhecimento aos pesquisadores sendo esse o grande desafio de qualquer pesquisa já a pesquisa na educação enfrenta constante desafio na busca de procedimentos e concepções qua auxiliem o pesquisador a interagir com a realidade dos seus educandos. Portanto o principal elemento metodológico é o proprio pesquisador históricamente, com suas crenças e convicções.

marisete mendes dos santo

marisete mendes dos santo

Investigar, quem nunca o fez?
a objetividade da investigação se da pelo fato da base que se tem sobre algo e que queremos saber mais. a subjetividade e o reflexo do que queremos saber, pois passamos a imaginar e buscar elementos para concretizar ou nao nossas suspeitas.
nao se pode negar que todo e qualquer conhecimento que se obteve por toda historia da humanidade partiu de dois pontos principais a "reflexao" para o melhor entendimento daquilo que se estuda e o processo de "investigação" pois foi desse ultimo que surgiram as novas descobertas.

LIDIA VIEIRA

LIDIA VIEIRA

A pesquisa sobre educação é complexa inclui um processo objetivo e subjetivo ao mesmo tempo, mais apesar da complexidade é necessária e possível se levado em conta o ponto crucial do problema, e a escolha certa da metodologia, os quais não são facilmente definidos, mais através da reflexão e da pesquisa pode-se obter um método, e encontrar o ponto crucial da problemática, a metodologia deve ser trabalhada como um processo que organiza científicamente todo o movimento reflexivo do sujeito, e possuir contéudos que tragam compreenssão do que o pesquisador tem conhecido na sua interação com o mundo, a metodologia tambem vem organizar o pensamento reflexivo-investigativo tendo em vista que o principal objeto metodologico é o proprio pesquisador, que deve se ocupar de um pensamento crítico-investigativo. I love you

Sheila Regina



O processo investigativo apresentado no texto é considerado como um processo objetivo e subjetivo pelo fato de relacionar o objeto de estudo com o sujeito ,possibilitando ao pesquisador interagir com a realidade,neste processo o pesquisador é o principal elemento metodologico devendo considerar a pesquisa presente continuamente em sua vida afim de buscar novos conhecimentos sem perder o verdadeiro sentido e rigor da mesma.

simone de sousa

simone de sousa

Percebe-se que o ato de investigar é algo fundamental para o processo ensino e aprendizagem, pois o educador deve está a busca de aprimorar cada vez mais suas habilidades, no entuito de construir e organizar seus conhecimentos.

Maria Fernanda



Os desafios de se fazer pesquisa na área da educação, esta justamente nos procedimentos que iram nortear sua ação mediante a uma realidade que se encontra em constante transformação.Pois,não basta saber todas as metodologias se ele não manter contato com o objeto a ser estudado. Sad

sonia maria araujo

sonia maria araujo

O ato de investigar é um grande desafio. Considerando a complexidade dos fenômenos. Na educação o pesquisador focaliza o ponto de relevância do problema e através do mesmo procura interagir o real com o ideal fazendo assim uma ponte entre o conhecer e o transformar. Os novos pesquisadores confrontam-se com uma multiplicidade das diferentes concepções que requer muitas reflexões sobre o problema pesquisado. Por tanto deve-se cautelosamente estabelecer métodos para conduzir seus trabalhos científicos para que, não torne angustiante, pois entre o pesquisador e o mundo flui novas compreensões que proporciona a base científica das relações sujeito e objeto que através de seus critérios garante assegurar o rigor científico.


SONIA MARIA DE ARAUJO SOARES Like a Star @ heaven Very Happy

Jacqueline Barbosa



É um processo que possibilita a conceituação da realidade onde o principal elemento metodológico é o próprio pesquisador, que deve está sempre em contato com o seu conhecimento, garantindo assim que a organização do conhecimento aconteça sempre associada a reflexão crítica - investigativa, para que se assegure o rigor científico.

odete lima

odete lima


Sabe-se que a pesquisa é um ato de descobrir algum fenômenos ou acontecimentos, assim será usado na educação,dependendo da situação ,irá acontecer um processo de investigação ,para que possa ser descoberto as suas reais causas .Percebe-se que uma pesquisa deve passar sempre pelo o processo investigativo de onde começa e onde quer chegar,ou seja com metas e metodologia, e objetivos a serem alcançados.


Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos