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CAPITULO 5 A ETNOGRAFIA COMO PARADGIMA DE CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE CONHECIMENTO EDUCACIONAL

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FACULDADE DE EDUCAÇÃO SANTA TEREZINHA
CURSO: PEAGOGIA
NOME: DELTA, FLAVIA, MIRACEMA, WESLYANE

CAPITULO 5

A ETNOGRAFIA COMO PARADGIMA DE CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE CONHECIMENTO EDUCACIONAL

O trabalho etnográfico constitui uma forma sistemática de registro do modo de vida de outro sujeito, conforme a visão de mundo e o modo de pensar de sua própria cultura. O registro das ações deve ser um processo interpretativo, o trabalho etnográfico está ligado com o modo de perceber o outro como ele vê a si mesmo.
A pesquisa baseada nessa abordagem aproxima o investigador das experiências alheias, para que ele faça a compreensão de como o outro tem de si mesmo. O objetivo da pesquisa não é expressar a própria experiência no processo de construção do conhecimento de certo objeto, mas sim, pela interpretação e tentativa de compreender a maneira de viver do outro numa visão de totalidade. O processo da abordagem etnográfica move-se entre uma compreensão do que é o outro em seu próprio espaço.
Portanto mais do que descrever o mundo do outro, a pesquisa precisa explicar-lo para poder compreender os significados de cada ação realizada.


1. A BORDAGEM ETNOGRAFICA E SEUS PRESSUPOSTOS.

Segundo Ezpeleta e Rockwell (1989:1986), a etnografia refere- se tanto a uma forma de proceder na pesquisa de campo como ao produtor final da pesquisa. Costuma- se identificá-lo como método de enfoque a uma abordagem ou uma perspectiva; Algo que articula o método com a teoria, mas não esgota os problemas nem de um nem de outro.
Segundo Geertz (1989.p.4), a etnografia é uma prática e praticar a etnografia é estabelecer relações, selecionar informantes, transcrever textos, levantar genealogias, mapear campos, manter um diário. [...] O que define é o tipo de esforço intelectual que ele representa: um risco elaborado para uma “descrição densa”.
Pode-se dizer que a pesquisa etnográfica é uma atividade observadora e interpretativa realizada pela análise de algo que é público. O trabalho etnográfico está ligado a um processo de compreensão da totalidade da cultura, embora se dê com base numa realidade bem particular e especifica. Para apreender a abordagem etnográfica é preciso parte de uma compreensão de cultura,
na qual essa perspectiva tem origem.
O trabalho de pesquisa de cunho etnográfica torna- se importante e significativo justamente porque somente ele permite a compreensão do todo da cultura em sua dinâmica e nas relações particulares que a compõe a cultura não é um poder, algo ao qual podem ser atribuídos casualmente os acontecimentos sociais.
A cultura é tratada puramente como sistema simbólicos pelo isolamento de seus elementos. A etnografia busca justamente a compreensão completa de um sistema simbólico, analisando suas particulares nuanças.
A analise cultural é uma espécie de adivinhações dos significados, abordagem semiótica da cultura e auxiliar o pesquisador na obtenção do curso ao mundo conceptual em que vivem os sujeitos investigados.
De modo geral, a etnografia é concebida como “ciência da descrição cultural” e tem como pressupostos de a idéia de que o pesquisador deve compreender o significado latentes do comportamento dos sujeitos, o pesquisador deve exercer o papel subjetivo de participante e o papel objetivo de observador.
Engers (1994) sustenta que a perspectiva desse paradigma é a penetração no mundo pessoal dos sujeitos, buscando mostrar uma realidade dinâmica, múltipla e holística. A realidade é sempre a mesma em suas mais diversas facetas há, porém algumas concepções sobre sua natureza que favorecem a realidade objetiva, percebida, construção e criada.
De acordo com Castro (1994), nesse paradigma os insights, emoções, intuições, tudo é reconhecido e incorporação de forma sistemática, o pesquisador faz parte essencial do processo, e suas habilidades pessoais é que vão de certa forma orientar, enriquecer ou limitar a produção do conhecimento pesquisado usara suas habilidades de olhar escutar e ler.
O pesquisador parte de um foco inicial e a medida que vai coletando e analisando os dados vai definindo a amostra intencional e o foco investigação o limite do estudo é determinado pelo foco estabelecido na definição do problema na relação com os objetivos da investigação.

2. O TRABALHO DE CAMPO COMO ESPECIFIDADE DA PESQUISA ETNOGRAFICA

O trabalho de campo constitui um projeto de ações orientadoras dos procedimentos de pesquisa a ser realizada em determinado o contexto com objetivo de compreender um objeto de investigação. Trata-se de uma forma de caracterizar uma perspectiva de pesquisa não desenvolvida nos espaços da experimentação, o que evidenciar ser o conhecimento oriundo de dado contexto vivido por um conjunto de sujeitos que constroem suas relações á medida que são significativas para o constructor de suas existências.
O trabalho de campo é forma utilizada pela maioria dos investigadores qualitativas para recolher seus dados de pesquisa.
O trabalho de pesquisa envolve aprofundamento da relação estabelecida entre pesquisador e pesquisado dentro do universo intersubjetivo e favorece os encontros de subjetividade que, fricção identidade de cada sujeito, por permitem e possibilitam a construção das trocas e das relações.

3. A ABORDAGEM ETNOGRÁFICA E SEU USO NA PESQUISSA EM EDUCAÇÃO

A pesquisa etnográfica até pouco tempo era utilizada quase exclusivamente por antropólogos e sociólogos. Por volta dos anos 70, surgiu por parte dos pesquisadores educacionais interesse pelo o uso dessa técnica.
O uso da etnografia em educação envolve uma preocupação em pensar o ensino e aprendizagem como um processo mais amplo, que não se limita somente em sala de aula. Anteriormente pesquisas sobre ao sala de aula com base na observação, era restrito ao registro e a analise sobre o comportamento do professor e do aluno. Já o trabalho de pesquisa orientado por uma pratica centrada na etnografia busca descrever, compreender e interpretar os fenômenos educativos presentes no contexto escolar.
A pesquisa etnográfica não tem a pretensão de generalização, mais o que revelado no ambiente educacional sobre uma escola situado em um determinado contexto histórico, pode doar condições para ler outras escolas num mesmo contexto social e político.
Para entender e descrever tal universo deve ser usada a observação participante que envolve registro de campo, entrevista, analise de documentos, fotografias, e também gravações de áudio e vídeo a fim de verificar ações e interações e eventos sociais do grupo.
O pesquisador atua como observador, entrevistador e analista, a experiência e a teoria futamentadora do trabalho de pesquisa permite a sua superação de uma visão reducionista do objeto investigado. As informações obtidas em campo são dados considerados inacabados, os pesquisadores não pretende comprovar teorias, mas sim, compreender e descrever a situação do cotidiano e revelar seus múltiplos significados, numa visão do todo.
Essa pesquisa trouxe pra escola um enriquecimento muito grande do ponto de vista método lógico para a compreensão da pratica pedagógica, pois esse trabalho de campo consiste na observação do dia-a-dia da escola.
No trabalho com a abordagem etnográfica, é fundamental considerar que a pesquisa de campo, indispensável coleta de dados, não deve ocorrer desvinculada de uma tória que a embase, pois a questão central da pesquisa etnográfica é a imbricação entre teoria e empiria como orientadora do processo investigativo.



Última edição por Delta Morais Bandeira em Sex Mar 11, 2011 4:09 pm, editado 1 vez(es)

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Em educação, a abordagem etnográfica passou a ser adotada em razão da complexa gama de informações que normalmente produz, proporcionando uma apreensão radicalmente qualitativa do tema pesquisado. Essa abordagem etnográfica trouxe pra escola um leque muito amplo do ponto de vista metodológico para a prática pedagógica.

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3 A pesquisa etnográfica em Qua Mar 02, 2011 7:10 am

A pesquisa etnográfica é um processo educacional, simultaneamente como um saber fazer evolutivo, onde torna-se uma bússula que por um lado permite a aquisição continuada de dados e competências buscando o desenvlvimento pessoal.

Evil or Very Mad



Última edição por Eliziene Magalhães em Sab Mar 12, 2011 8:23 am, editado 1 vez(es)

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flower
Pode-se dizer que a pesquisa etnográfica é uma atividade observadora e interpretativa realizada pela análise de algo que é público.Nesse sentido percebe-se que esta é muito importante no ambito educacional, pos por meio da observação participante,incluindo registros, análises de documento e etc, o pesquisador pode descrever a realidade (cultura) da escola bem como fazer sua interpretação na totalidade
Em outras palavras significa dizer que por meio da etnografia faz-se interpretações sobre a realidade de uma certa instituição levando em conta o que acontece dentro e também fora dela.
De: Márcia Miranda

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A etinografia significa obeservar, interpretar os estudos que estão sendo realizado no campo educação.Nessa perspectiva a etnografia é im dos processo de grande importância para os registros que contém as informações da escola,com isso facilita a pesquisa que o pesquisador irá realizar na aréa educacional, por isso, essa pesquisa etinográfica faz-se imprecíndivel pois não se limita apenas na sala de aula, e vai além dos muros da mesma.

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Comentario-A ETNOGRAFIA COMO PARADGIMA DE CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE CONHECIMENTO EDUCACIONAL


No trabalho etnográfico, o pesquisador precisa ter uma visão ampla de seu objeto de pesquisa, por exemplo, quando se trata de uma outra cultura, ele precisa procurar compreender bem todo o contexto sociocultural do povo daquela região para que possa desempenhar um bom trabalho.
No campo da educação , ele ajuda a compreender melhor as relações existentes, pois uma sala de aula por exemplo, é formada de pessoas de diferentes famílias e muitas deles tem costumes familiares diferentes umas das outras.



Lucivânia Rodrigues

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A pesquisa etinográfica veio acalhar de forma adequada no ensino aprendizagem.Pois ela garante ao aluno um conhecimento mais amplo, isto é, não se restringe só à sala de aula, proporciona ao aluno,descrever, compreender e interpretar tudo que está inserido no contexto escolar.

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o texto mostra que uma pesquisa feita com base na abordagem etinografica, proporciona ao pesquisador uma compreensão maior do tema pesquisador e uma melhor interpretação do tema pesquisado. Surprised

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[b]A Pesquisa etnográfica nada mais é do que uma pesquisa étnica,ou seja,o objeto é estudado envolvendo todo o seu contexto,um exemplo nítido,é quando se vai fazer uma pesquisa em uma aldeia indígena,você deve ver todo o contexto social que ali está inserido, o meio social que os envolvem para que assim seja concretizada sua pesquisa.

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A pesquia etnografica se faz possivel e importante, se o pesquisador estiver envolvido inteiramente com o objeto da pesquisa, pois o mesmo observara este em seu meio cultural natural em que buscara suas imformações pela sua interação com individuos na maioria das vezes bem diferentes de seu meio cultural.Na educação a mesma é de total relevancia pois trata todos os assuntos relacionados a formação dos alunos dentro e fora da escola.

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A etnografia como paradgima de construçao no processo de conhecimento educacional, é diante da diversidade de culturas existentes no mundo inteiro, uma forma mais que sábia de educar. Se observarmos a historia da humanidade mesmo as culturas mais fortes e envolventes que de fato deixaram rastros em nossa historia, aprenderam que nao se pode impor o que se tem como verdade aos outros mas sim ensinar o porque é essa a verdade que se deve acreditar. Essa forma de construçao de conhecimento nos ensina a aprender e aumentar nosso conhecimento absorvendo conhecimento de outras culturas e isso é essencial.

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Observa-se que o trabalho etnográfico está ligado com o modo de perceber o outro como ele vê a si mesmo. Pode-se dizer que a pesquisa etnografica é uma atividade observadora e interpretativa realizada pela análise de algo publico, busca justamente a compreensão completa de um sistema simbolico, analisando suas particulares mudanças.

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O trabalho etnográfico lida diretamente com a interação dos indivíduos na sua vida cotidiana e auxilia o pesquisador na compreensão das concepções, práticas e procedimentos atribuídos a essas práticas, ou seja, com a pesquisa etnográfica é possível resignificar a teia de significados culturais que um grupo social apresenta. Possibilitando o conhecimento de todas as variáveis que influenciam o contexto escolar, como sujeitos, lugares e relações.

study

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Pode-se compreender que a etnografia é um trabalho realizado por pesquisadores, na busca de compreender e interpretar o contexto das relações sociais existentes, tendo como objeto de estudo a humanidade, abrangendo todas as dimensões.

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Percebe-se que o estudo etinográfico parte da antopologia social e estuda um objeto com uma vivência direta da realidade onde este se insere. Permitindo analisar a componente social das tarefas desempenhadas num dado local.então em se tratando da educação o pesquisador deve estar diretamente inserido no ambito escolar colhendo dados experienciando os acontecimentos do cotidiano escolar trazendo assim dados precisos da realidade educacional.
I love you

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A abordagem etnografica estrutura-se na interpretação e observaçao dos diferentes contextos, na educação ela tem por finalidade compreender e interpretar os fenomenos educativos e seus diversos significados possibilitando ajudar o aluno não apenas na escola.

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A pesquisa com o foco etnográfico tem como objetivo, estudar o modo de vida dos sujeitos pertencentes aos grupos e cultura, na busca de explicá-los para só assim compreender as diferentes formas de ação desses grupos na realidade. Shocked

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O texto relata a importância do trabalho de pesquisa etnográfica pelo fato de permitir a compreensão de toda cultura e as relações particulares que compõe a cultura. Tornando algo que podem ser atribuídos casualmente os acontecimentos sociais analisando suas particularidades buscando a compreensão completa de um sistema simbólico fazendo assim análise de seus particulares luanças. O uso dessa técnica que era usada apenas por antropólogo e sociólogo por volta dos anos 70, mais tarde foi o motivo de interesse pelos pesquisadores educacionais com intuito de tornar a aprendizagem um processo mais amplo, pois através de pesquisa em sala de aula foi observado a restrição sobre o comportamento do professor e do aluno, essa pesquisa veio enriquecer o ponto de vista metodológica para a compreensão da prática pedagógica.



SONIA MARIA DE ARAUJO SOARES affraid santa cyclops clown



Última edição por sonia maria araujo em Sab Mar 12, 2011 8:48 am, editado 2 vez(es)

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A pesquisa etnográfica deve ser compreendida como a descrição de uma cultura. Ou seja, o pesquisador deve tentar entender a maneira de viver dos nativos da cultura em estudo.

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Entede-se que o processo etinográfico tem como método a aproximação do investigador das experiencias alheias, para só então compreender a suas, tendo como objetivo a interpretação e tentativa de compreender a maneira de viver do outro, com isso mais que descrever o mundo do outro, é explicá-lo para que ocorra uma compreenção e significado das ações realizadas.

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O Trabalho etnográfico é importante e significativo sem comprovar teorias, mas sim compreender e descrever a situação cotidiana e revelar seus multiplos significados numa visão do todo. A pesquisa etnográfica esta relacionada a um processo de compreensão da totalidade da cultura.



Razz Andréia

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Sabe-se que A etnografia era usadas pelos os antropólogos e sociólogos ,para desmitificar os acontecimentos da época, e entender as criaturas da época assim como os seus adestrais que na verdade os educadores eram que fazia parte dessas descobertas,que nada mais era o desejo da aprendizagem uma processo mais amplo de conhecimentos .No entanto percebe-se que são acontecimentos que está nos âmbitos escolar como algo primordial que foram feitas através da pesquisa que é considerada como pratica educativa.

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23 CPITULO 5 A ETNOGRAFIA... em Ter Mar 15, 2011 9:34 pm

No processo etnográfico interpreta-se a vivência de mundo do sujeito conforme sua cultura,ou seja,procura aproximar o investigador das experiências desse sujeito fazendo assim,a compreensão de como o outro tem de si próprio.No âmbito pedagógico,vem trazer uma âmpla compreensão de como o pesquisador deve agir para desenvolver no objeto pesquisado compet~encias no seu desenvolvimento dentro e fora das instituicões educacionais. confused

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