Trabalho interdisciplinar

Interdisciplinaridade em Pedagogia


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CAP IV: PRESSUPOSTOS EPISTEMOLOGICOS E METODOLOGICOS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO NUMA PERSPECTIVA HERMENÊUTICA

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O Texto tem por objetivo estabelecer uma linha de pensamento preocupada com a pesquisa hermenêutica, especialmente utilizada no campo filosófico, oferecendo portanto suporte para aqueles textos que necessitam da hermenêutica. já a relação entre política e metodologia da pesquisa em educação, houve uma relação da reflexão à prática, onde criou um impasse na possibilidade de construção de um sentido para o fazer humano; Com isso faz-se necessário a recuperação da critica para criar espaço de contestação ao sistema. Trata-se da defesa do conhecimento mais rigoroso, e não uma barateada, para isso exige um trabalho coletivo, e também a sua divulgação, pois o trabalho e o conhecimento que se produz de forma coletiva, além de ser significativo, torna-se possível uma discussão de sua rigorosidade.
Nessa perspectiva não ocorrerá como uma ideologia, mas sim como criadora de identidade intelectual, e contestadora aos fatores de desumanização ao ser humano.
Diante disso a saída encontrada pela sociedade para a tão sonhada melhoria nas condições de vida é a migração do público para o privado, mas as instituições privadas, onde deveria ser desvinculadas em relação ao controle do estado, reservam pouco espaço para o trabalho coletivo, e assumem o controle do sistema.
Se em vez da migração, ocorre-se a organização de trabalho intelectual, crítico e coletivo só assim poderia iniciar uma luta por possibilidade de um espaço político que possa romper a condição de controle em que vive a sociedade.
A formação de docentes deverá ter intelectualidade, a critica e a reflexão política, não se trata de adotar técnicas de reflexão, e sim um trabalho de investigação, das formas de organização e interpretação do mundo, para proporcionar uma outra forma de compreendê-lo.
A melhor forma de combate e enfrentar o inimigo em seu terreno, opondo-se ao conhecimento abstrato e mostrando outro que respeite o homem e a realidade. Diante do discurso envernizado, os pesquisadores são os melhores adversários contra a massificação da mídia.
Outra estratégia é criar espaço para a produção e disseminação do conhecimento, com isso faz-se necessário potencializar o uso das redes eletrônicas, através da participação, com os intelectuais nos meios de comunicação de massa, não só no combate, mais para lançar novas propostas. O sistema educacional também surge como instrumento de ampliação da conseqüência para que sejam capazes de resistir munidos de culturas, sendo a mesma cultura precária fruto da vontade política. Contra esse regime só restaria a união das vitimas contra esses efeitos de forma a neutralizá-la.
Já no ato de conhecer seu sentido pedagógico, só faz sentido quando causa transformação no individuo, tomando-o um ser critico, autônomo e que além de se transformar, gera transformação e construção, as quais só fazem sentido quando geram uma continuidade. Pois o autoconhecimento sozinho não é válido, é necessário repassar o conhecimento, tudo é um processo continuo de construção, e é preciso que haja uma reflexão sobre o conhecer pedagógico.
Mais o conhecimento e a construção do objeto se estabelece a medida que estudar-pesquisar se torna um compromisso político o sujeito assumir eticamente os destinos da sociedade, portanto conhecer é o esforço continuo de querer e buscar compreender o mundo em que se está inserido, assim os diversos princípios de conhecimento quando apresentam a realidade como um dado, ocultam aquilo que é vital conhecer, com isso faz-se necessário a pesquisa e o estudo dos fatos.
Com a reflexão hermenêutica como paradigma epistemológico de pesquisa, se da com a construção do texto na relação com contexto, produz uma forma de dizer o mundo, uma linguagem que busca interpretar e significar as coisas, o que se funde no todo do enunciado.
Portanto o presente texto foca num método hermenêutico que vem dar base pra interpretar os textos de forma critica norteando assim a construção do conhecimento.

ACADEMICAS: DANIELA OLIVEIRA BUZACA, ANDIARA CERQUEIRA, MARCIA MIRANDA, JACQUELINE BARBOSA, LÍDIA VIEIRA

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O texto vem mostrar uma linha de pensamento que é especialmente utilizada pela pesquisa hermeneutica, em que ela possui um conhecimento bem rigoroso.
E a mesma vem possibilitar que o leitor e pesquisador interprete os textos de forma critica, dando ao pesquisador um norte para a construção do seu conhecimento.



Very Happy Juliane Martins.

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O desenvolvimento da Hermeneútica coresponde não apenas a um avanço no estudo da linguagem e da interpretação, como também ao aparecimento de um novo paradigma da razão. Além disso, esse novo método permite explorar aspectos novos da dinàmica psicosocial, podendo ser uma chave para a interpretação da pluraridade de linguagem e identidade na atual sociedade globalizada que vivemos.

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O texto aborda a transformação da hermenêutica em uma metodologia relevante para as ciências sociais e diríamos que também para as pesquisas no campo educacional. Na práxis educativa ou no agir pedagógico a hermenêutica também oferece contribuiões importantes ,permitindo que a educação interprete o seu próprio modo de ser.

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Compreende-se a hemenêutica como uma teoria geral da compreensão,com isso, pode-se perceber a mesma como principio de uma ação rigorosa que deve ser primordial na prática dos leitores e pesquisadores,para isso é importante que se trabalhe coletivamente,pois, quando se dar um conhecimento a partir da coletividade este torna-se significativo no processo de intepretação.

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A pesquisa hermeneutica tem por objetivo a interpretação metodica dos fatos,mas sem deixar de lado a interpretação critica dos mesmos, para não transformar os dados pesquisados em observações frias sem contextualisação mas uma forma seria de se pesquisar cientificamente.

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[b]A pesquisa hermenêutica acontece a partir da compreensão que se tem da pesquisa, da busca da mesma,e da pesquisa empírica,a partir do contato direto com o fenômeno a ser pesquisado, ou seja o pesquisador tem que ser o próprio intérprete da sua realidade.

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Para buscar entender o mundo no qual estamos inseridos é necessário que "o conhecer" seja um processo contínuo e compartilhado. Para que a partir dos textos escritos em uma relação contextualizada, a pesquisa possa interpretá-los com criticidade, noeteando a construção e sistematização do conhecimento. tongue

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A hemenêutica pode ser aprendida como um corpo teorico-metodólogico que processa caracterizar e compreender o valor e a capacidade, tomando como referência conhecimentos de um objeto ou de uma realidade.

What a Face



Última edição por Eliziene Magalhães em Sab Mar 12, 2011 8:10 am, editado 2 vez(es)

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Percebe-se que o texto ressalta a importância de se adquirir um raciocinio lógico através de uma ciência filósofica voltada para a interperetção de um objeto, chamada de pesquisa hermenêutica. No entanto, ela surge como criadora de uma identidade intelectual capaz de nos possibilitar uma interpretação crítica a respeito daquilo que se lê.

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Comentario-PRESSUPOSTOS EPISTEMOLOGICOS E METODOLOGICOS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO NUMA PERSPECTIVA HERMENÊUTICA

O processo de pesquisa deveria nascer de uma curiosidade responsável e ética com a realidade.Vivemos tentando interpretar as coisas, este ato é inerente ao pensamento humano em qualquer tempo.
Assim sendo, a hermenêutica é um instrumento muito importante na compreensão não só da linguagem escrita, mas também na interpretação dos fenômenos sociais relacionados ao mundo que nos cerca.


Lucivânia Rodrigues

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[i]No texto apresentado percebe-se diversas linhas de pensamentos quanto ao aprimoramento da hermeneutica pedagógica,forte é o entendimento de que o conhecimento para gerar resultados é fundamental sua propagação.Dessa forma se houvesse um investimento na contrução intelectual do ser humano as condições para o engrandecimento da sociedade teria resultados mais significativos e rápidos.[/i]

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A pesquisa numa perspectiva hermenêutica, exige uma reflexão crítica do pesquisador. Pois sabe-se que a hermenêutica ocupa um papel central no compo das metodologias interpretativas. No entanto o pesquisador é uma espécie de interprete da realidade ou do contexto que está diante dele.

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O texto mostra como a hermeneutica vem auxiliar na compreensão ,interpretação e organização de textos críticos e reflexivos. Norteando assim, o sujeito na construção de diversas áreas do conhecimento.

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O desenvolvimento da pesquisa hermenêutica desperta a necessidade de uma observação mais ampla e crítico do contexto a ser pesquisado, para que aparti dai tal ato de interpretação seja significativo na construção do conhecimento.

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Entende- se que hermenêutica é a questão norteadora utilizada no campo filosófico oferecendo suporte para aqueles textos que necessitam de hermenêutica. Entre a politica e metodologia de pesquisa em educação ouve uma relação da reflexão a prática onde criou um impasse na possibilidade de construção de incentivo para o ser humano. Portanto a formação de docente deverá ter intelectualidade a crítica e a reflexão politica não se trata de adotar técnicas de reflexão e sim um trabalho de investigação das formas de organização e interpretação do mundo.

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O texto sugere que a formacao dos educadores nao pode ser somente tecnica, deverá tambem ter sua formação com base no campo filosofico, nao tem como ser um educador completo sem a capacidade de pensar filosoficamente buscando assim a saida para as barreiras que poderao surgir.

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Para que haja a construção do conhecimento faz-se necessário envolver vários elementos em sua base diante disto o texto nos apresenta a pesquisa hermeneutica como colaboradora deste processo pois fundamenta-se na interpretação,essa perspectiva visa que o ser humano não seja apenas um ser passivo aos acontecimentos mas que busque a compreensão do mundo em que está inserido, a política existente , posicionando com criticidade.

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Pesquisa hermeneutica tem como objetivo compreender e esclarecer textos no qual exija criticidade e uma reflexão por parte do pesquisador, tendo em vista que o mesmo (pesquisador) estará aberto a constante modificações das ciências como construção do conhecimento.

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A hermenêutica visa um trabalho coletivo, em que deve haver um dialogo entre a realidade apresentada e aquilo que se vivência,consequentimente evitando que ocorra a ideologia de grupos isolados.Dessa forma, cria-se uma identidade intelectual e contestadora dos fatores de desigualdade entre os humanos. Suspect

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O presente texto foca numa metodologia que visa a interpretação de textos (filosóficos, religiosos, etc.) oferecendo suporte necessário sobre a linha de pensamento utilizada no campo filosófico, dando possibilidade de construir relações entre habilidade no trato das relações humanas, utilizando critérios regras na aplicação da pesquisa. Por ser um conhecimento rigoroso, exige uma coletividade em todo o processo, criando expectativa de possível discussão de sua rigorosidade como criadora de identidade intelectual, com essa visão, busca interpretar o significado das coisas de forma crítica fazendo-se necessário a pesquisa e o estudo dos fatos realizando a construção do conhecimento como um todo.

SONIA MARIA DE ARAUJO SOARES Laughing Razz Idea Idea

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O objetivo do texto é realmente o uso da reflexão no campo filosofico e cientifico, até para que o sujeito possa compreender todo oprocesso de conhecimento. Pois esse conhecimento é resultado do meio social que se esta inserido. Assim também são as instituições educativas, que atraves da pesquisa oferece conhecimento social, mas também construção da dignidade humana.





Andréia

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Método Hermenêutico é uma metodologia que procura investigar diversos tipos de acontecimentos, como diversos tipos de sociedade e pessoas ,sabis que uma das vítimas a serem estudados é o ser humano os seus reais acontecimentos ,quais sãos os graus de conhecimentos ,se é um ser pensante e crítico á contribuir para uma sociedade globalizada. Para que possa descobrir se há um vazio de pessoas despreparadas, no entanto será usada o procedimento da pesquisa para descobrir o conhecimento, compromisso político e que o sujeito assuma eticamente os destinos da sociedade á qual irá fazer suas contribuições.

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