O Texto tem por objetivo estabelecer uma linha de pensamento preocupada com a pesquisa hermenêutica, especialmente utilizada no campo filosófico, oferecendo portanto suporte para aqueles textos que necessitam da hermenêutica. já a relação entre política e metodologia da pesquisa em educação, houve uma relação da reflexão à prática, onde criou um impasse na possibilidade de construção de um sentido para o fazer humano; Com isso faz-se necessário a recuperação da critica para criar espaço de contestação ao sistema. Trata-se da defesa do conhecimento mais rigoroso, e não uma barateada, para isso exige um trabalho coletivo, e também a sua divulgação, pois o trabalho e o conhecimento que se produz de forma coletiva, além de ser significativo, torna-se possível uma discussão de sua rigorosidade.
Nessa perspectiva não ocorrerá como uma ideologia, mas sim como criadora de identidade intelectual, e contestadora aos fatores de desumanização ao ser humano.
Diante disso a saída encontrada pela sociedade para a tão sonhada melhoria nas condições de vida é a migração do público para o privado, mas as instituições privadas, onde deveria ser desvinculadas em relação ao controle do estado, reservam pouco espaço para o trabalho coletivo, e assumem o controle do sistema.
Se em vez da migração, ocorre-se a organização de trabalho intelectual, crítico e coletivo só assim poderia iniciar uma luta por possibilidade de um espaço político que possa romper a condição de controle em que vive a sociedade.
A formação de docentes deverá ter intelectualidade, a critica e a reflexão política, não se trata de adotar técnicas de reflexão, e sim um trabalho de investigação, das formas de organização e interpretação do mundo, para proporcionar uma outra forma de compreendê-lo.
A melhor forma de combate e enfrentar o inimigo em seu terreno, opondo-se ao conhecimento abstrato e mostrando outro que respeite o homem e a realidade. Diante do discurso envernizado, os pesquisadores são os melhores adversários contra a massificação da mídia.
Outra estratégia é criar espaço para a produção e disseminação do conhecimento, com isso faz-se necessário potencializar o uso das redes eletrônicas, através da participação, com os intelectuais nos meios de comunicação de massa, não só no combate, mais para lançar novas propostas. O sistema educacional também surge como instrumento de ampliação da conseqüência para que sejam capazes de resistir munidos de culturas, sendo a mesma cultura precária fruto da vontade política. Contra esse regime só restaria a união das vitimas contra esses efeitos de forma a neutralizá-la.
Já no ato de conhecer seu sentido pedagógico, só faz sentido quando causa transformação no individuo, tomando-o um ser critico, autônomo e que além de se transformar, gera transformação e construção, as quais só fazem sentido quando geram uma continuidade. Pois o autoconhecimento sozinho não é válido, é necessário repassar o conhecimento, tudo é um processo continuo de construção, e é preciso que haja uma reflexão sobre o conhecer pedagógico.
Mais o conhecimento e a construção do objeto se estabelece a medida que estudar-pesquisar se torna um compromisso político o sujeito assumir eticamente os destinos da sociedade, portanto conhecer é o esforço continuo de querer e buscar compreender o mundo em que se está inserido, assim os diversos princípios de conhecimento quando apresentam a realidade como um dado, ocultam aquilo que é vital conhecer, com isso faz-se necessário a pesquisa e o estudo dos fatos.
Com a reflexão hermenêutica como paradigma epistemológico de pesquisa, se da com a construção do texto na relação com contexto, produz uma forma de dizer o mundo, uma linguagem que busca interpretar e significar as coisas, o que se funde no todo do enunciado.
Portanto o presente texto foca num método hermenêutico que vem dar base pra interpretar os textos de forma critica norteando assim a construção do conhecimento.
ACADEMICAS: DANIELA OLIVEIRA BUZACA, ANDIARA CERQUEIRA, MARCIA MIRANDA, JACQUELINE BARBOSA, LÍDIA VIEIRA
Nessa perspectiva não ocorrerá como uma ideologia, mas sim como criadora de identidade intelectual, e contestadora aos fatores de desumanização ao ser humano.
Diante disso a saída encontrada pela sociedade para a tão sonhada melhoria nas condições de vida é a migração do público para o privado, mas as instituições privadas, onde deveria ser desvinculadas em relação ao controle do estado, reservam pouco espaço para o trabalho coletivo, e assumem o controle do sistema.
Se em vez da migração, ocorre-se a organização de trabalho intelectual, crítico e coletivo só assim poderia iniciar uma luta por possibilidade de um espaço político que possa romper a condição de controle em que vive a sociedade.
A formação de docentes deverá ter intelectualidade, a critica e a reflexão política, não se trata de adotar técnicas de reflexão, e sim um trabalho de investigação, das formas de organização e interpretação do mundo, para proporcionar uma outra forma de compreendê-lo.
A melhor forma de combate e enfrentar o inimigo em seu terreno, opondo-se ao conhecimento abstrato e mostrando outro que respeite o homem e a realidade. Diante do discurso envernizado, os pesquisadores são os melhores adversários contra a massificação da mídia.
Outra estratégia é criar espaço para a produção e disseminação do conhecimento, com isso faz-se necessário potencializar o uso das redes eletrônicas, através da participação, com os intelectuais nos meios de comunicação de massa, não só no combate, mais para lançar novas propostas. O sistema educacional também surge como instrumento de ampliação da conseqüência para que sejam capazes de resistir munidos de culturas, sendo a mesma cultura precária fruto da vontade política. Contra esse regime só restaria a união das vitimas contra esses efeitos de forma a neutralizá-la.
Já no ato de conhecer seu sentido pedagógico, só faz sentido quando causa transformação no individuo, tomando-o um ser critico, autônomo e que além de se transformar, gera transformação e construção, as quais só fazem sentido quando geram uma continuidade. Pois o autoconhecimento sozinho não é válido, é necessário repassar o conhecimento, tudo é um processo continuo de construção, e é preciso que haja uma reflexão sobre o conhecer pedagógico.
Mais o conhecimento e a construção do objeto se estabelece a medida que estudar-pesquisar se torna um compromisso político o sujeito assumir eticamente os destinos da sociedade, portanto conhecer é o esforço continuo de querer e buscar compreender o mundo em que se está inserido, assim os diversos princípios de conhecimento quando apresentam a realidade como um dado, ocultam aquilo que é vital conhecer, com isso faz-se necessário a pesquisa e o estudo dos fatos.
Com a reflexão hermenêutica como paradigma epistemológico de pesquisa, se da com a construção do texto na relação com contexto, produz uma forma de dizer o mundo, uma linguagem que busca interpretar e significar as coisas, o que se funde no todo do enunciado.
Portanto o presente texto foca num método hermenêutico que vem dar base pra interpretar os textos de forma critica norteando assim a construção do conhecimento.
ACADEMICAS: DANIELA OLIVEIRA BUZACA, ANDIARA CERQUEIRA, MARCIA MIRANDA, JACQUELINE BARBOSA, LÍDIA VIEIRA