Trabalho interdisciplinar

Interdisciplinaridade em Pedagogia


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

CAP II A CONSTRUÇÃO DO OLHAR DO PESQUISADOR

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 CAP II A CONSTRUÇÃO DO OLHAR DO PESQUISADOR em Seg Fev 21, 2011 8:24 am

affraid A construção do olhar do

pesquisador é vista de forma reflexiva em dois momentos, no

primeiro momento o mesmo quer ver sempre mais do que aquilo

que lhe é dado ver, sendo o olhar transformado em pensar,

para não aceitar passivamente as coisas, interpretando para

compreender os objetos investigados, o segundo momento parte

do olhar que pensa para o olhar que compreende por meio da

interpretação deixando neste momento bem distinto o que é

explicação e o que é compreensão, havendo assim um confronto

entre epistêmico e metodológico, o que leva a compreensão de

que a pesquisa em educação é particularmente tratada, pois se

trata de trabalhar com seres humanos e sua características

próprias e diferenciadas, sendo assim um processo em aberto

pois se propor apenas como uma técnica investigativa

facilmente se tornaria apenas um instrumento ideológico.

Com efeito, a educação do olhar cobra a percepção das

múltiplas representações do mundo e da cultura socialmente

construídas e necessário mergulhar no real para compreende-

lo, esse desejo de ver o invisível, perpassa pelo

questionamento e pela reflexão, que acorda o pensamento,

entender o objeto pesquisado é trazer a luz o que estava na

escuridão, então o conhecimento é enxergar o que não se podia

ver, levando o pesquisador a sair do seu mundo para viver no

mundo do objeto investigado, agora transformando o olhar em

explicação racional e olhar em fusão com a linguagem, o que

gera a escrita que potencializa o olhar.
A potencialização deste olhar nada mais é que não se

deixar enganar pelas imagens, então se educa o mesmo para que

se torne crítico, pois na crítica que se transformam as

coisas como elas se apresentam, é preciso que se aprenda a

olhar na direção da transformação da sociedade, o que é

natural do ser humano conferir significado à realidade que o

envolve, o que faz com que seja um ser mutável, entendo a

situação no momento não significa ser um estágio final.

Assim o ser humano demonstra que não só a ciência pode

explicá-lo, pois a mesma fragmenta a realidade ocultando

assim na parte, o todo, o que faz um grande distanciamento do

objeto como exige as ciências naturais, o que isola as

variáveis estudadas do seu contexto histórico.


ACADÊMICAS DO CURSO DE PEDAGOGIA V PERIODO VESPERTINO
ADRIANA CAETANO, LUANNA DIAS, LUCIVÂNIA RODRIGUES, MARCELA ALVES E SHEILA REGINA PAES

Ver perfil do usuário
Entende-se que os educadores-pesquisadores precisam ter a preocupação com o desenvolvimento de metodologias voltadas a realidade prática, cotidiana, visando compreendê-la e transformá-la.Percebe-se a importância da construção do olhar desse pesquisador no sentido de não aceitar passivamente o que lhe é imposto, é necessário um pesquisador transformador ,crítico e reflexivo.

Ver perfil do usuário
As veses ao conduzir uma pesquisa agimos de forma imprudente, limitando-nos apenas ao primeiro momento, onde enchergamos a realidade, levantamos as hipóteses e chegamos a uma conclusão sem um olhar crítico. Diante disso torna-se perceptível a importância do pesquisador ter sempre o segundo momento que permite a compreenção, a interpretação e a reflexão para que enfim se possa chegar ao verdadeiro conhecimento sobre o objeto de pesquisa. Portanto para obter resultados positivos e verdadeiros em um processo investigativo é necessário que se passe por esses dois momentos pois tudo o que se pesquisa está encerido em um contexto que nem sempre se pode perceber a olho nú.
De: Márcia Miranda

Ver perfil do usuário

4 A Construção no Olhar do Pesquisador em Qua Fev 23, 2011 6:54 am


O ato de pesquisar impõe ao pesquisador a responsabilidade como de um saber fazer na condição de um só tempo, ser sujeito e objeto de conhecimento. Ao buscar conhecer aprender o real, amplia sua visão acerca do mundo e de si mesmo.
È mportante que o pesquisador tenha um olhar critic0-reflexivo para a contrução do conhecimento. Nesta perspectiva o seu papel é o de abordar conhecimentos como tentativas provisórias com verdades passiveis de outros olhares buscando ser verdadeiros no processo investigativo.
.

Ver perfil do usuário

5 CAP.II A CONSTRUÇÃO DO OLHAR DO PESQUISADOR em Qua Fev 23, 2011 7:24 am

COMENTÁRIO:No processo de construção do olhar pesquisador,principalmente na educação requer cuidados maiores,pois,se trata de trabalhar com seres humanos.Neste sentido os Educadore-Pesquisadores devem estar sempre buscando formas,ou seja,metodologias para que o objeto pesquisado torne-se significativo ciêntificamente sem aceitar apenas o que lhe é imposto buscando assim, transformar esse objeto de forma reflexiva.

Ver perfil do usuário

6 Face a face em Qua Fev 23, 2011 8:57 am

O pesquisador ele precisa focar sua atenção e suas análises para que as pessoas expressem na interação face a face, em um determinado contexto social, onde o olhar se volta para as interações e as significações que prepassam. Ex: O que guia o olhar do observador na sala de aula, ali onde tera a intenção de observar o que acontece e as interações desenvolvidas entre os adolescentes, com isso buscando algo para melhorar o processo de atribuição e aceitação de identidades travadas na experiência dos mesmo na escola.

sunny



Última edição por Eliziene Magalhães em Sab Mar 12, 2011 8:31 am, editado 1 vez(es)

Ver perfil do usuário
O conhecimento de alguma situação só será possível, quando a pessoa que investiga, apalpa a realidade, isto é, vive a realidade de forma protagonizante. Assim a compreensão se dará por meio sim de interpretação, pois é necessário que primeiro se saiba, isto é, compreender, para depois necessariamente interpretar. A interpretação é produto final da compreensão.

Ver perfil do usuário
Inicialmente nota-se que existe dois momnetos de se construir a interpretação sobre o olhar do pesquisador. No primeiro momento o pesquisador transforma seu olhar em pensamento, fazendo com que sua investigação seja compreendida. E o segundo momento é a transformação do olhar que pensa para um olhar que se compreende, assim, deve-se deixar claro a diferença entre explicar e compreender, pois se não usada corretamente uma técnica de investigação ela passa a ser apenas um instrumento ideológico.

Ver perfil do usuário
O olhar do pesquisador é algo além daquilo que é imposto ver, é algo que leve a refletir, pensar e buscar mais e mais a respeito de determinada pesquisa, sendo a mesma trabalhada de forma envolvente. Pois, a pesquisa na Educação é trabalhada por pessoas diferentes e que podem agir ativamente através da pesquisa para transformar a sociedade, ou até mesmo sua própria realidade.






Laughing Andréia F. Campos

Ver perfil do usuário
Percebe-se que para a construção do olhar do pesquisador é de fundamental importância que o mesmo desenvolva seu olhar critico e reflexivel, pois o ato de pesquisar requer a compreensão do objeto investigado. O pesquisador deve se colocar como participante, e viver a realidade, para assim compreender-la e até mesmo transformar-la.

Ver perfil do usuário

11 A Construção do Olhar do Pesquisador em Qua Mar 09, 2011 12:18 pm

O texto coloca duas situações sobre o olhar do pesquizador, o primeiro como forma de conhecimento e surpresa na busca oculta daquilo que lhe é obscuro, sem compreensão mas com persistencia no clareamento das idéias, aí entra o segundo e mais importante olhar do pesquizador ou seja o amadurecimento do conhecimento proposto e assim uma ampliação com críticas que a seu ver amplia o olhar desse pesquizador.

Ver perfil do usuário

12 Cap.II A CONSTRUÇÃO DO OLHAR DO PESQUISADOR em Sex Mar 11, 2011 1:14 pm

Compreende-se que o pesquisador não pode ter um olhar restrito,ele precisa ir além daquilo que lhe é oferecido.Ele não pode aceitar passivamente as coisas.O olhar do pesquisador parte do olhar que pensa para o olhar que compreende,através da interpretação, deixando bem claro o que é explicação e o que é compreensão.

Ver perfil do usuário
o pesquisador precisa perceber a importância da construção do seu olhar diante da pesquisa, assim sendo um pesquisador critico e transformador,e não ser um pesquisador passivo que aceita tudo sem questionar. sunny

Ver perfil do usuário

14 A construção do olhar do pesquisador em Sex Mar 11, 2011 7:41 pm

O texto da ênfase ao olhar do pesquisador, visto em dois momentos sendo o primeiro olhar transformador e o segundo o olhar que compreende por meio da interpretação.

Ver perfil do usuário
Pesquisar,buscar novas vertentes e novas tendencias para tudo que olhamos, para isso precisamos manter um olhar fixo no sentido do que se busca porem sem deixar de refletir sobre tudo o que nos é ofertado. a construcao de novas tendencias educativas e sociais se da por essas duas vertentes e é pratica comum aos grandes educadores potencializar e transformar os dados coletados no dia-a-dia para criar e traçar novos rumos na educacao.

Ver perfil do usuário
É de suma importância para um pesquisador ter um olhar crítico sobre a realidade para que não aceite passivamente tudo que lhe é apresentando, e descobrir assim a realidade do seu ponto de vista, compreendendo assim que a pesquisa sobre a educação envolve seres humanos com suas particularidades, assim sendo deve-se investigar e reflexão sobre a realidade, compreender o que se passa no todo, e trazer á realidade tudo o que se foi revelado através da pesquisa, e descrever o que ocorre no cotidiano da educação deixando claro as problematicas do sistema, e apartir daí se pode olhar com criticidade para causar transformação na realidade.
I love you

Ver perfil do usuário
O texto fala da importância da construção do olhar, não podendo este pesquisador limitar-se apenas o que é imposto, mas sem ter uma visão ampla e crítica o que cerca ou diante de sua pesquisa.

Ver perfil do usuário
A construção do olhar do pesquisador passa por dois momentos:primeiro é aquele em que ele tem cede de ver além das coisas que se lhe apresentam,já no segundo ele consegue fazer a diferenciação do que é explicação e o que é compreensão.Na pesquisa que tem como objeto a educação o pesquisador deve ter a consciencia de que vai trabalhar com o ser humano,por ser a educação algo pertencente às pessoas, consequentimente com a subjetividade, ou seja, algo que não pode ser dissociado. cyclops

Ver perfil do usuário
Compreende-se que o olho do pesquisador é diferenciado que tem profundidade de um estudo crítico dos princípios do objeto investigado, entrando em uma dimensão éotica desconhecida, fugindo do seu natural conduzindo um procedimento organizado sempre em busca do desconhecido nos objetos investigados, querendo sempre obter resultados novos fundamentado em seus questionamentos e reflexões. Quando a pesquisa é direcionada a seres humanos e suas características próprias e diferenciadas, torna um instrumento ideológico em sua técnica investigativa, olhando assim, na direção da transformação da sociedade.



SONIA MARIA DE ARAUJO SOARES Very Happy No

Ver perfil do usuário
Compreende-se que o pesquisador não pode ter um olhar passivo e sim um olhar investigativo, a pesquisa na educação está sendo utilizada como instrumento ideológico, pois se propôem apenas como técnica.
A educação do olhar se estabelece de forma diferente, ela cobra uma representação maior do mundo, mergulhando assim no real para que haja uma compreenção, buscando assim questioná-lo pela reflexão.

Ver perfil do usuário

21 CAP II A CONSTRUÇÃO DO OLHAR DO PESQUISADOR em Qua Mar 16, 2011 10:37 am

Sabe-se que para um pesquisador ter um olhar critico, ele precisa de dúvidas , as quais irá leva-lo a pesquisar argumentar sobre qualquer dúvida que ele venha á ter, assim será na educação para que os alunos tenha um olhar critico ,os mesmos precisa de dúvidas ,que conseqüentemente irá despertar em se o desejo de pesquisar buscar a verdade ,e construir o verdadeiro conhecimento.

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum