Trabalho interdisciplinar

Interdisciplinaridade em Pedagogia


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

CAP II A CONSTRUÇÃO DO OLHAR DO PESQUISADOR

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 2]

1 CAP II A CONSTRUÇÃO DO OLHAR DO PESQUISADOR em Seg Fev 21, 2011 3:24 pm

affraid A construção do olhar do

pesquisador é vista de forma reflexiva em dois momentos, no

primeiro momento o mesmo quer ver sempre mais do que aquilo

que lhe é dado ver, sendo o olhar transformado em pensar,

para não aceitar passivamente as coisas, interpretando para

compreender os objetos investigados, o segundo momento parte

do olhar que pensa para o olhar que compreende por meio da

interpretação deixando neste momento bem distinto o que é

explicação e o que é compreensão, havendo assim um confronto

entre epistêmico e metodológico, o que leva a compreensão de

que a pesquisa em educação é particularmente tratada, pois se

trata de trabalhar com seres humanos e sua características

próprias e diferenciadas, sendo assim um processo em aberto

pois se propor apenas como uma técnica investigativa

facilmente se tornaria apenas um instrumento ideológico.

Com efeito, a educação do olhar cobra a percepção das

múltiplas representações do mundo e da cultura socialmente

construídas e necessário mergulhar no real para compreende-

lo, esse desejo de ver o invisível, perpassa pelo

questionamento e pela reflexão, que acorda o pensamento,

entender o objeto pesquisado é trazer a luz o que estava na

escuridão, então o conhecimento é enxergar o que não se podia

ver, levando o pesquisador a sair do seu mundo para viver no

mundo do objeto investigado, agora transformando o olhar em

explicação racional e olhar em fusão com a linguagem, o que

gera a escrita que potencializa o olhar.
A potencialização deste olhar nada mais é que não se

deixar enganar pelas imagens, então se educa o mesmo para que

se torne crítico, pois na crítica que se transformam as

coisas como elas se apresentam, é preciso que se aprenda a

olhar na direção da transformação da sociedade, o que é

natural do ser humano conferir significado à realidade que o

envolve, o que faz com que seja um ser mutável, entendo a

situação no momento não significa ser um estágio final.

Assim o ser humano demonstra que não só a ciência pode

explicá-lo, pois a mesma fragmenta a realidade ocultando

assim na parte, o todo, o que faz um grande distanciamento do

objeto como exige as ciências naturais, o que isola as

variáveis estudadas do seu contexto histórico.


ACADÊMICAS DO CURSO DE PEDAGOGIA V PERIODO VESPERTINO
ADRIANA CAETANO, LUANNA DIAS, LUCIVÂNIA RODRIGUES, MARCELA ALVES E SHEILA REGINA PAES

Ver perfil do usuário
Entende-se que os educadores-pesquisadores precisam ter a preocupação com o desenvolvimento de metodologias voltadas a realidade prática, cotidiana, visando compreendê-la e transformá-la.Percebe-se a importância da construção do olhar desse pesquisador no sentido de não aceitar passivamente o que lhe é imposto, é necessário um pesquisador transformador ,crítico e reflexivo.

Ver perfil do usuário
As veses ao conduzir uma pesquisa agimos de forma imprudente, limitando-nos apenas ao primeiro momento, onde enchergamos a realidade, levantamos as hipóteses e chegamos a uma conclusão sem um olhar crítico. Diante disso torna-se perceptível a importância do pesquisador ter sempre o segundo momento que permite a compreenção, a interpretação e a reflexão para que enfim se possa chegar ao verdadeiro conhecimento sobre o objeto de pesquisa. Portanto para obter resultados positivos e verdadeiros em um processo investigativo é necessário que se passe por esses dois momentos pois tudo o que se pesquisa está encerido em um contexto que nem sempre se pode perceber a olho nú.
De: Márcia Miranda

Ver perfil do usuário

4 A Construção no Olhar do Pesquisador em Qua Fev 23, 2011 1:54 pm


O ato de pesquisar impõe ao pesquisador a responsabilidade como de um saber fazer na condição de um só tempo, ser sujeito e objeto de conhecimento. Ao buscar conhecer aprender o real, amplia sua visão acerca do mundo e de si mesmo.
È mportante que o pesquisador tenha um olhar critic0-reflexivo para a contrução do conhecimento. Nesta perspectiva o seu papel é o de abordar conhecimentos como tentativas provisórias com verdades passiveis de outros olhares buscando ser verdadeiros no processo investigativo.
.

Ver perfil do usuário

5 CAP.II A CONSTRUÇÃO DO OLHAR DO PESQUISADOR em Qua Fev 23, 2011 2:24 pm

COMENTÁRIO:No processo de construção do olhar pesquisador,principalmente na educação requer cuidados maiores,pois,se trata de trabalhar com seres humanos.Neste sentido os Educadore-Pesquisadores devem estar sempre buscando formas,ou seja,metodologias para que o objeto pesquisado torne-se significativo ciêntificamente sem aceitar apenas o que lhe é imposto buscando assim, transformar esse objeto de forma reflexiva.

Ver perfil do usuário

6 Face a face em Qua Fev 23, 2011 3:57 pm

O pesquisador ele precisa focar sua atenção e suas análises para que as pessoas expressem na interação face a face, em um determinado contexto social, onde o olhar se volta para as interações e as significações que prepassam. Ex: O que guia o olhar do observador na sala de aula, ali onde tera a intenção de observar o que acontece e as interações desenvolvidas entre os adolescentes, com isso buscando algo para melhorar o processo de atribuição e aceitação de identidades travadas na experiência dos mesmo na escola.

sunny



Última edição por Eliziene Magalhães em Sab Mar 12, 2011 3:31 pm, editado 1 vez(es)

Ver perfil do usuário
O conhecimento de alguma situação só será possível, quando a pessoa que investiga, apalpa a realidade, isto é, vive a realidade de forma protagonizante. Assim a compreensão se dará por meio sim de interpretação, pois é necessário que primeiro se saiba, isto é, compreender, para depois necessariamente interpretar. A interpretação é produto final da compreensão.

Ver perfil do usuário
Inicialmente nota-se que existe dois momnetos de se construir a interpretação sobre o olhar do pesquisador. No primeiro momento o pesquisador transforma seu olhar em pensamento, fazendo com que sua investigação seja compreendida. E o segundo momento é a transformação do olhar que pensa para um olhar que se compreende, assim, deve-se deixar claro a diferença entre explicar e compreender, pois se não usada corretamente uma técnica de investigação ela passa a ser apenas um instrumento ideológico.

Ver perfil do usuário
O olhar do pesquisador é algo além daquilo que é imposto ver, é algo que leve a refletir, pensar e buscar mais e mais a respeito de determinada pesquisa, sendo a mesma trabalhada de forma envolvente. Pois, a pesquisa na Educação é trabalhada por pessoas diferentes e que podem agir ativamente através da pesquisa para transformar a sociedade, ou até mesmo sua própria realidade.






Laughing Andréia F. Campos

Ver perfil do usuário
Percebe-se que para a construção do olhar do pesquisador é de fundamental importância que o mesmo desenvolva seu olhar critico e reflexivel, pois o ato de pesquisar requer a compreensão do objeto investigado. O pesquisador deve se colocar como participante, e viver a realidade, para assim compreender-la e até mesmo transformar-la.

Ver perfil do usuário

11 A Construção do Olhar do Pesquisador em Qua Mar 09, 2011 7:18 pm

O texto coloca duas situações sobre o olhar do pesquizador, o primeiro como forma de conhecimento e surpresa na busca oculta daquilo que lhe é obscuro, sem compreensão mas com persistencia no clareamento das idéias, aí entra o segundo e mais importante olhar do pesquizador ou seja o amadurecimento do conhecimento proposto e assim uma ampliação com críticas que a seu ver amplia o olhar desse pesquizador.

Ver perfil do usuário

12 Cap.II A CONSTRUÇÃO DO OLHAR DO PESQUISADOR em Sex Mar 11, 2011 8:14 pm

Compreende-se que o pesquisador não pode ter um olhar restrito,ele precisa ir além daquilo que lhe é oferecido.Ele não pode aceitar passivamente as coisas.O olhar do pesquisador parte do olhar que pensa para o olhar que compreende,através da interpretação, deixando bem claro o que é explicação e o que é compreensão.

Ver perfil do usuário
o pesquisador precisa perceber a importância da construção do seu olhar diante da pesquisa, assim sendo um pesquisador critico e transformador,e não ser um pesquisador passivo que aceita tudo sem questionar. sunny

Ver perfil do usuário

14 A construção do olhar do pesquisador em Sab Mar 12, 2011 2:41 am

O texto da ênfase ao olhar do pesquisador, visto em dois momentos sendo o primeiro olhar transformador e o segundo o olhar que compreende por meio da interpretação.

Ver perfil do usuário
Pesquisar,buscar novas vertentes e novas tendencias para tudo que olhamos, para isso precisamos manter um olhar fixo no sentido do que se busca porem sem deixar de refletir sobre tudo o que nos é ofertado. a construcao de novas tendencias educativas e sociais se da por essas duas vertentes e é pratica comum aos grandes educadores potencializar e transformar os dados coletados no dia-a-dia para criar e traçar novos rumos na educacao.

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 2]

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum