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Interdisciplinaridade em Pedagogia


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Novos Sentidos para a ciência

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1 Novos Sentidos para a ciência em Qui Fev 17, 2011 6:11 pm

As descobertas feita pelo homem, muito contribuíram pela ciência ajudasse a desbravar ao que existia ao seu redor. Com isso o conhecimento cientifico fez aos poucos, o homem se torna livre dos mitos e conseqüentemente descobrir e modificar conforme suas necessidades no mundo em que vive.
Percebe-se que a ciência sempre teve preocupada com seus resultados tidos como inutáveis, verdades absolutas livres de qualquer erro, pois sim, vivia uma visão das ciências exatas, que somente quantitativa que tinha como tradição positivismo, e que deixa de lado as ciências humanas, que trabalham como o próprio nome diz com as questões reflexivas saber o que ocorre no seu meio social. Para Japiassu a ambigüidade cientifica, em que se basea em verdade, nem sempre viveram acompanhadas dos sentidos de construções de justiça de solidariedade e de transformação da sociedade em que visa o progresso humano, conseqüentemente se não favorecia a igualdade, logo aumentava o poder daqueles que já o possuía.
Para muitos autores, a educação por ser algo pertencentes ao ser humano e tida como complexa, que necessita da dialética entre o homem, mundo, historia e circunstância para ser aprendida, não apenas as coisas obre as, mais também suas particialidades. Então para que a ciência da educação reconheça as qualidades do fenômeno analisado, é preciso saber observar a subjetividade, ou seja, avaliar que esta em constante modificação sejam seus valores e implícitos ou não, mais que estão presente nas concepções sociais, ideológicas, e culturais.
Assim, para se estudar cientificamente a educação é preciso estar se utilizando da práxis, por ser dessa forma, que se vai compreender ás teorias presente nas ações do coletivo.
A superação da visão positivista da rejeição do imprevisto, da aleatório, da redução do real é algo aparente, do superficial, do previsível. Ao se deparar com o acaso a necessidade, a relatividade, a ciência mudara o seu enfoque quantitativo, para não ser capaz de separar o sujeito do objeto passando a ser qualitativo.
Não tirando os méritos da ciência, e sim que a mesma adote em seus metos o pré-suposto de que o conhecimento não é só aquele que pode ser medido.
Portanto a ciência da educação não pode ser vista como algo estático, e imutável, superficial, ou seja a educação é algo próprio do ser humano, conseqüentemente não pode ser pesquisada separadamente do sujeito, que sempre deve estar associada ao meio que atua.
Very Happy

Marisete Mendes Dos Santos
Iramar Da Costa Silva
Maria Fernanda Alencar
Simone
Sônia Maria

Very Happy



Última edição por marisete mendes dos santo em Sex Mar 11, 2011 5:55 pm, editado 1 vez(es)

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A ciência é uma ferramenta útil que vem evoluindo em todas áreas e o texto aborda a preocupação da ciência com os resultados, evitando verdades absolutas, erros, e aborda também as questões relfexivas sobre o meio social.
Percebe-se segundo o entendimento do texto que a ciência também estuda as relações humanas e sociais, e que não pode ser separada do sujeito, que deve sempre estar associada ao meio que essas pesquisas se desenvolvem.



Última edição por gorethnobrega em Sab Fev 19, 2011 11:37 am, editado 1 vez(es)

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3 Re: Novos Sentidos para a ciência em Sab Fev 19, 2011 9:39 am

Quando o texto diz que o conhecimento científico em alguns momentos preocupou-se apenas com que seus resultados fossem verdades absolutas e incontestáveis, por conseqüência do período positivista no qual se vivia, percebe-se que não havia uma preocupação direcionada às ciências humanas. Mais com a superação da visão positivista, as coisas passaram a funcionar de forma diferente, onde a ciência muda seu enfoque quantitativo abordando o qualitativo, e o surgimento de grandes avanços no que diz respeito à ciência da educação.

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4 Novo Sentido a Ciência em Sab Fev 19, 2011 12:39 pm

Com um novo sentido a ciência isso certamente significará um desafio para todos relacionados, onde terá desafios no entanto pode ser muito estimulante, pois se dará na direção da abertura para novos temas e novas descobertas, em que testarão não só a nossa capacidade intelectual e ciêntifica mais também capacidade de liderança e novos projetos que deverão ser desafiados cada vez mais.


cherry

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5 Novos Sentidos para a Ciência em Ter Fev 22, 2011 2:34 pm


Observa-se que a ciência evoluiu muito nos dias de hoje com o avanço da tecnologia que abre muitas portas para a pesquisa, contudo a ciência não é neutra ela abre novos caminhos para o pesquisador que busca sempre o novo. mas é um novo que dialoga um conteúdo e gera um progresso inovador dentro das tradições, nas culturas e na vivencia do cotidiano do ser humano.

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6 Re: Novos Sentidos para a ciência em Ter Fev 22, 2011 3:12 pm

Novos sentidos para a ciência, o titulo desse texto já vem resaltando a importância da pesquisa, pois é a partir da mesma que se pode comprovar que certas verdades são mutaveis e podem não ser absoluta. E que a ciência da educação não pode ser algo estático, imutavel e superficial, e nós como pesquisadoras devemos analizar essas verdades que envolve a educação.


Smile Juliane Martins.

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7 Re: Novos Sentidos para a ciência em Ter Fev 22, 2011 6:37 pm

Durante muito tempo os fatos e fenômenos naturais foram explicados através de mitos, entretanto as descobertas feitas pelo homen possibilitou o surgimento do método científico, que mais pouco a pouco substituil os mitos.
Vale ressaltar que para a ciencia a verdade deve ser sempre precedida de testes, ou seja, se não for possível medir então não é científico. Sendo assim estudar e investigar sobre a educação exige a superação da ciencia, pois, esta não pode de maneira alguma ser vista como imutável, nem tão pouco estudada separadamente do sujeito já que a educação é algo proprio do sujeito.


Márcia Miranda

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8 Re: Novos Sentidos para a ciência em Qua Fev 23, 2011 6:20 pm

Devido a ciência usar dados exatos para comprovar os fenomenos que existem no universo, e assim libertar o homem de sua crendices e mitos, levou a mesma a acreditar ser detentora de verdades absolutas, deixando de lado as questões humanas reflexivas, hoje sabe-se que não se faz mais ciências assim, não se pode separar o sujeito(homem) do fazer cientifico.

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9 Re: Novos Sentidos para a ciência em Qua Fev 23, 2011 8:00 pm

[b]Percebe-se que desde a antiguidade o homem vem sofrendo "transformações",gerava sozinho técnicas de sobrevivência.Sendo assim o homem desenvolveu ciência e tecnologia,porém esta ciência vêm sendo imposta como absoluta,dando idéia de pronta e acabada.Mas,nem toda verdade é pronta e acabada,a ciência deveria servir de manutenção para o mundo em que vivemos, e não de manipulação como vêm sendo utilizada por muitos.

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10 Re: Novos Sentidos para a ciência em Seg Fev 28, 2011 4:30 am

As ciências que não são exatas, ou seja, as ciências sociais , ao nosso ver, não devem trabalhar com verdades absolutas, primeiro por que ela se trata de uma ciência que estuda o homem em si como artíficie do meio, depois estudo o próprio meio social. O segredo do que acima consignamo é que tanto o homem, quanto o meio estão em contínuo processo de evolução de mudança.

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11 Re: Novos Sentidos para a ciência em Sex Mar 04, 2011 11:35 am

A ciência é uma ferramenta poderosa para resolver as necessidades existentes no mundo. Ela , com seus resultados exatos, permiti ao homem saberes científicos favorecendo o progresso humano. No contexto educacional, a práxis é bem parecida com a ciência, pois ambas necessitam da teoria e prática para se chegar a algum resultado.






Rolling Eyes Andréia F. Campos

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12 Re: Novos Sentidos para a ciência em Seg Mar 07, 2011 4:56 pm

O conhecimento cientifico ajudou o homem a entender as coisas que estavam ao seu redo "as causas naturais" a ciência tem seus resultados como imutavel pois a mesma so se preocupa com seus resultados tido como verdades absolutas. Mais a ciência da educação não é dessa forma, pois para ela a educação não é algo parado, mais sim algo que vivi em constante transformação

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13 Re: Novos Sentidos para a ciência em Qua Mar 09, 2011 12:24 pm

É perceptível que o saber científico e a busca pelo conhecimento, não tem fugido do interesse da sociedade em geral, pois a atualização das informações tem ocorrido de forma acessível a todos os segmentos satisfazendo de uma forma geral aos interesses daqueles que as buscam. O educador nesse contexto tem por opção repensar suas ações e o seu papel no aprimoramento do saber adotando uma reflexão crítico- reflexiva que mais se adeque ao momento atual.

Silvia Brito



Última edição por Silvia Brito de Menezes em Sex Mar 11, 2011 7:52 am, editado 1 vez(es)

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14 Novos sentidos para Ciência em Qua Mar 09, 2011 1:09 pm

Comentario-Novos Sentidos para a ciência

A capacidade de investigar e querer explicar o que está ao seu redor é próprio da natureza humana, e por causa disso através dos séculos a ciência vem se desenvolvendo tanto , tornando-se um instrumento indispensável para o homem moderno. No entanto, as questões sociais conforme mencionadas no texto não devem de forma alguma serem tratadas como algo com menos valor simplesmente porque nem sempre podem ser mensuradas, pois o homem é um ser social e a educação é algo também inerente à sua natureza.


Lucivânia Rodrigues

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15 Novos Sentidos para a ciência em Qui Mar 10, 2011 10:30 am

Hoje, é praticamente impossível, imaginar nossa vida sem algum produto ou serviço oriundo da influência e do desenvolvimento da ciência. Nesse sentido, podemos dizer que a Ciência é uma ferramenta muito importante para o homem em nossos dias atuais. Porém , quando se fala em Ciência , vale ressaltar a importância das ciências sociais que estudam e se preocupam com a vida social do homem e contribuem muito para o equilíbrio da vida em sociedade.

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16 Novos sentidos para a ciência em Sex Mar 11, 2011 7:46 pm

O texto relata que através das ciências o homem foi se tornando livre dos mitos, a mesma sempre esteve preucupada com seus resultados imutaveis livres de qualquer erro. No entranto ciência da educação não pode ser vista como algo imtavél, educação é proprio do ser humano.

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17 Re: Novos Sentidos para a ciência em Sab Mar 12, 2011 4:42 am

O conhecimento é libertador, e o texto presente vem ratificar este conceito quando diz que os homens foram libertos dos mitos a partir dos conhecimentos científicos o qual estuda experiência e explica fenômenos dantes desconhecidos e definidos somente com o conhecimento empírico, ditos populares sem nenhuma comprovação, a priori a ciência era tida como verdade absoluta e com tempo a própria ciência com os seus estudos e experiências percebe que o mundo e as coisas que nele há estão em constante transformação e por esta razão a cientificidade já não é tida como ciência exata.
O estudo científico da educação é feito através da observação da práxis no dia-a-dia do trabalho educativo como um todo. Sendo assim a ciência traz resultados mais precisos analisando e revendo continuamente para acompanhar as transformações ocorridas no cotidiano, tanto com os métodos quanto com os indivíduos que passam por esse sistema educacional trazendo assim uma melhora significativa para a educação.
I love you

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18 NOVOS SENTIDOS PARA A CIENCIA em Sab Mar 12, 2011 6:00 am

A Ciência muito tem contribuido e influenciado a vida humana, tendo esta ao longo do tempo vivenciado várias transformações,possibilitando aos dias atuais a reflexão do saber, o estudo cientifico da educaçao a considera como algo mutavel e importante para a vida das pessoas em sociedade, permitindo assim exigir novos métodos e atribuindo novos sentidos para a Ciencia.

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19 Re: Novos Sentidos para a ciência em Sab Mar 12, 2011 8:53 am

Dá-se a entender com o texto, que a ciência durante muito tempo teve preocupada somente com seus resultados tidos como verdade absoluta e sem nenhuma possibilidade de erro, seguindo assim uma linha positivista, além disso suas verdades nem sempre eram acopanhadas de justiça.
Hoje a ciência da educação, não se mostra mais de forma estática e superficial, pois mudou o seu enfoque quantitativo para que não venha pesquisar separadamente o sujeito do meio que atua.

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20 Novos Sentidos para a ciência em Ter Mar 15, 2011 1:24 pm

Bercebe-se que a ciência é uma ferramenta que os homens usa para suas descobertas ,as quais são desmistificadora dos mitos .sabe-se que não há verdade absoluta ,tudo é questionável e a ciência tem mostrado muitas verdades,assim como na educação que a mesma vem frisar que há um processo na aprendizagem ,e construir o verdadeiro conhecimento .

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